Fique informado com nossas notícias atualizadas diariamente!
Notícias empresariais
08
out
2026
Atendimento fragmentado aumenta esforço do cliente e desafia a gestão nos escritórios contábeis
Precisar repetir informações, procurar diferentes contatos, não ter o histórico de cada cliente ou cobrar retorno são situações que aumentam o esforço do cliente durante um atendimento. Em escritórios contábeis, onde as solicitações costumam passar por diferentes áreas (Fiscal, Contábil, Departamento Pessoal e Financeiro), essa divisão dos canais pode ampliar o problema e a insatisfação do seu cliente. Uma pesquisa do CEB (Corporate Executive Board) realizada com 97 mil clientes e publicada no livro The...
08
out
2026
DC-e rejeitará emissão por contribuinte de ICMS a partir de novembro
A Declaração de Conteúdo Eletrônica (DC-e) passará a rejeitar, a partir de 2 de novembro de 2026, documentos emitidos por contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A mudança ocorre com a ativação da regra de validação C02-30, que verifica se o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) informado como usuário emitente da DC-e está cadastrado como contribuinte do ICMS. Quando a condição for identificada, o documento será rejeitado com a mensagem: “Rejeição...
08
out
2026
Bets são encerradas e saldos começam a ser devolvidos em outubro
As plataformas de apostas de quota fixa começaram a ser retiradas de operação no Brasil nesta terça-feira (6), após o fim do prazo para que os usuários sacassem voluntariamente os valores disponíveis. A partir de agora, os recursos que permaneceram nas contas das bets serão devolvidos por meio das instituições financeiras, enquanto as apostas que ainda estavam abertas e não tiveram resultado apurado até 5 de outubro serão consideradas sem efeito. A mudança decorre da Medida Provisória (MP) nº 1.394, publicada em 25 de setembro, que...
08
out
2026
Receita envia cartas a 498 mil contribuintes na malha fina do IRPF 2026
A Receita Federal começou, nesta segunda-feira (5), o envio de cartas para 498.487 contribuintes pessoas físicas que tiveram a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2026 retida na malha fina. A ação faz parte do Projeto Cartas 2026, iniciativa anual do órgão para incentivar a regularização espontânea das declarações e evitar a aplicação de multas. Os avisos serão encaminhados em lotes semanais até 20 de outubro para contribuintes de todo o país. A Receita orienta que os destinatários...
08
out
2026
Semana nacional oferece condições especiais para negociar dívidas com a União
Contribuintes com débitos inscritos em dívida ativa da União podem aproveitar a III Semana Nacional da Regularização Tributária para avaliar as condições de negociação do Edital nº 11/2026 da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). A iniciativa ocorre de 5 a 9 de outubro. O edital alcança dívidas de até R$ 45 milhões, e o prazo para aderir termina nesta sexta-feira (9), às 19h. As informações foram divulgadas pela PGFN na terça-feira (6). Quais modalidades estão disponíveis? O...
07
out
2026
Resolução BCB 540 e duplicatas escriturais
A Resolução BCB 540 sobre duplicatas escriturais passou a ser um tema importante para empresas que atuam com fomento mercantil, securitização, FIDCs e operações com recebíveis. A norma alterou a Resolução BCB nº 339, que trata da escrituração, registro, depósito centralizado e negociação de duplicatas escriturais. Com a mudança, o Banco Central passou a reconhecer expressamente a operação de aquisição com regresso de duplicatas escriturais, realizada por instituições não financeiras...
07
out
2026
O impacto silencioso da IFRS 18
Com a chegada da IFRS 18, o cenário contábil global ganha uma nova estrutura de apresentação que promete mudar esse jogo. Mas como uma norma desenhada sob a ótica dos mercados de capitais internacionais pode, de fato, ajudar uma PME no Brasil? A IFRS 18 (Apresentação e Divulgação em Demonstrações Financeiras) representa uma das maiores reformulações na estrutura das demonstrações contábeis globais dos últimos 20 anos. Emitida pelo International Accounting Standards Board (IASB) para substituir a antiga IAS 1, a norma foca...
07
out
2026
Pró-labore é obrigatório? Veja quando se aplica
Muitos empresários acreditam que todo sócio precisa retirar pró-labore obrigatoriamente. Mas essa interpretação pode gerar confusão. Na prática, o pró-labore não é obrigatório para todo sócio e nem em toda empresa. O que existe é a obrigação previdenciária do sócio que trabalha na sociedade, quando ele exerce atividade remunerada e se enquadra como contribuinte obrigatório do INSS. Por isso, antes de definir uma retirada mensal, é preciso entender a diferença entre pró-labore,...
07
out
2026
Pix poderá ser usado em conta-salário em 2027 e terá segurança reforçada
O Pix Automático poderá ser utilizado em contas-salário a partir de 1º de julho de 2027, permitindo que trabalhadores autorizem pagamentos recorrentes diretamente desse tipo de conta. A mudança foi aprovada pelo Banco Central (BC) na Resolução BCB nº 587, publicada em setembro. Atualmente, quem recebe salário em uma conta-salário precisa transferir o dinheiro para outra conta para realizar pagamentos recorrentes por Pix. Com a nova regra, despesas como contas de consumo e mensalidades poderão ser pagas diretamente pela conta-salário por meio do Pix...
07
out
2026
Fator R no Simples Híbrido: erro no cálculo da folha pode elevar impostos
Milhares de empresários correm o risco de sofrer um forte baque financeiro a partir de 2027 por um detalhe técnico esquecido na Reforma Tributária. Ao optar por recolher o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) fora da guia unificada do Simples Nacional — o chamado modelo híbrido —, a empresa altera diretamente o cálculo do Fator R. A desatenção a essa regra pode custar a perda do enquadramento no Anexo III e disparar a alíquota mensal de impostos de 6% para mais de 15,5%. A armadilha ocorre porque a...
07
out
2026
A empresa pode recusar um atestado médico? Veja limites e regras legais
O atestado médico é um documento que comprova a incapacidade temporária do trabalhador por motivos de saúde. Ele é a garantia da justificativa de suas ausências e o abono das horas ou dias não trabalhados. Com base na Lei nº 605/1949, a apresentação de um comprovante válido impõe ao empregador o dever de aceitar a justificativa e abonar as faltas correspondentes. No entanto, essa aceitação não ocorre de forma irrestrita, pois a legislação estabelece critérios formais para a validade do documento e regras para...